IdeaLab. Sete novas ideias de negócio são apresentadas esta quarta-feira na UMinho

  • Publicado em Atualidade
Guarda-chuva inquebrável ou chef ao domicílio são algumas propostas

A TecMinho - interface da Universidade do Minho organiza esta quarta-feira, dia 19, a final da 17ª edição do IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio, com a apresentação de sete novos projetos a um júri de personalidades convidadas. A abertura é às 14:15 horas, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães, com a intervenção do pró-reitor para a Valorização do Conhecimento, Fernando Alexandre. A entrada é livre.

Os projetos incluem uma tecnologia inteligente de difusão publicitária (AdveryWhere), guarda-chuvas inquebráveis e secos (Ardósia Umbrellas), uma organização não governamental para a educação e ajuda humanitária de emergência (Gen Mundus), um serviço de chef ao domicílio (Madame Banana), uma garrafa que transporta líquido e snacks individuais (Nude), um sistema de sensorização do saco de boxe (SportyBioSense) e novos ingredientes extremamente nutritivos para a indústria alimentar (VB Food Solutions).

Os empreendedores são de diferentes áreas do conhecimento, como comunicação, desporto, desenvolvimento sustentável, engenharia de materiais, eletrónica, gastronomia e turismo. Desenvolveram as suas ideias e competências durante cinco meses, apoiados por consultores e elaborando um pré-plano de negócios, de forma a preparar o lançamento de uma empresa. O júri que os vai avaliar inclui representantes da Critical Materials, Portugal Ventures, Stratia Investimentos e Associação Industrial do Minho.

O IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas, tendo desde 2009 apoiado cerca de 250 ideias de negócio de 550 empreendedores ligados essencialmente à UMinho. Desta iniciativa saíram mais de 40 empresas, estando a maioria delas afirmada no mercado, como a Earbox, Geojustiça, Bag4Days e Cerveja Artesanal Letra. O IdeaLab é cofinanciado pelo Norte 2020 pelo projeto Restartup.

[ Artigo originalmente publicado no dia 17.07.2017 e atualizado esta quarta-feira, 19.07.2017 ]