Concelho. Freguesia de Gonça venceu os Jogos da Comunidade 2017

  • Publicado em Desporto
Final disputada na Pista Gémeos Castro e no Scorpio

A freguesia de Gonça venceu os Jogos da Comunidade 2017, sucedendo a Atães (2013), Aldão (2014), Ponte (2015) e Serzedelo (2016) que venceram as edições anteriores do evento que dinamiza o desporto nas freguesias do concelho.

Inspirada nos conhecidos "Jogos Sem Fronteiras" e este ano subordinada ao tema "Guimarães Património Mundial", a iniciativa apresentou ao longo das diferentes fases de competição, vários desafios relacionados com o tema central.

Na final disputada na Pista de Atletismo Gémeos Castro e no Scorpio, as oito equipas finalistas competiram em quatro jogos: "Zona de Couros", "13 de Dezembro de 2001", "Património Mundial" e no jogo final "Centro Histórico de Guimarães" realizado em simultâneo por todas as equipas.

A equipa de Gonça foi a que obteve melhor desempenho, classificando-se de seguida os conjuntos de São Torcato, Serzedelo, Infantas, Pencelo, Gondar, Aldão e Azurém. O prémio Fair Play foi atribuído a Serzedelo.

Promovidos pela Câmara Municipal de Guimarães, com o apoio da Tempo Livre, os Jogos da Comunidade surgiram em 2013, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, consistindo numa competição salutar entre equipas representantes de Juntas de Freguesia de Guimarães.