Concurso, concertos e masterclasses nos Convívios Internacionais de Música de Guimarães

  • Publicado em Cultura
Entre 21 e 24 de julho

A Associação Convívio, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, vai promover de 21 a 24 de julho, os Convívios Internacionais de Música de Guimarães.

No primeiro dia (21 de julho) está prevista a realização de Masterclasses com Jacky Wong (piano, música de câmara, direção) e Yasuko Miyauchi (violino) na sede do Convívio.

O Concurso Internacional de violino de Guimarães – 2018 abrangerá a classe de Violino e decorrerá entre 22 e 24, no Auditório principal dos Paços dos Duques de Bragança. Destina-se a alunos do ensino artístico especializado de música ao nível da iniciação, básico, secundário e superior até aos 18 anos. Poderão participar no Concurso concorrentes de qualquer nacionalidade que cumpram os limites de idade definidos nos níveis de participação. Os estudantes do Conservatório e escolas de Guimarães terão um desconto de 50% na inscrição.

Nos três dias do programa estão previstos concertos. A Gala de Abertura está agendada para dia 22 de julho, com Paris Deuxbut. No dia 23, segue-se o concerto com a participação de Jacky Wong (piano, Hong Kong), Gareth Szakos (piano, Austrália) e Yasuko Miyauchi (violino, Japão). No dia 24, está previsto a Gala de Encerramento com concerto dos laureados.

“Guimarães assume-se, através desta iniciativa, como Cidade de Cultura num espaço de internacionalização, contando com músicos de elevada qualidade que vêm da Austrália, Hong-Kong, Japão, Eslováquia e Portugal, sendo também uma possibilidade para os jovens de Guimarães trocarem experiências com o que há de melhor a nível internacional”, declarou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta terça-feira, 12 de junho.