Projeto Olimpíadas Seniores de Guimarães contribui para aumento da qualidade de vida (vídeo)

  • Publicado em Concelho
38 instituições participantes

O Multiusos de Guimarães foi palco do encerramento anual do projeto Olimpíadas Seniores de Guimarães, com a participação de centenas de idosos, em representação de 38 instituições do concelho.

Em representação do Presidente da Câmara Municipal, Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, fez questão de “reconhecer o mérito no trabalho da equipa que abraçou este projeto” evidenciando o apoio da autarquia desde a primeira hora. Destacou o “aumento da qualidade de vida” das pessoas que integram as iniciativas das Olimpíadas Seniores porque “hoje em dia é importante envelhecer com qualidade de vida e saúde. Como tal, prática de atividade física é essencial”, salientou. Acrescentou, ainda, a preocupação no combate ao isolamento dos idosos enaltecendo que, através deste projeto, “todos conviveram, ganharam muitos amigos e combateram esse flagelo do isolamento”. Paula Oliveira apontou ainda que “este trabalho é para continuar com a colaboração de todos, desde as instituições, juntas de freguesia, técnicos e os professores que lançaram este desafio”.

Hélder Silva, coordenador do projeto e docente de Educação Física com especialização em Treino Funcional, apelou à “urgência de intervenção na vertente psicológica e social” da população sénior. “Este é o motivo pela qual quase 50 instituições abraçaram este projeto com a presença de mil idosos em todo o concelho”, realçou numa alusão a “um caminho novo a seguir”, porque defende que “a ideia de competir mostra que são capazes”.

Proporcionando aulas de Treino Funcional para a população sénior (+65 anos), as Olimpíadas Seniores foram dinamizadas, de janeiro a julho, em 38 instituições particulares de solidariedade social do concelho de Guimarães com resposta na área do envelhecimento, num total de 1000 idosos que praticaram, semanalmente, atividade física. A metodologia de treino utilizada foi o Treino Funcional com mais de 1200 horas de prática desportiva orientadas por quatro profissionais de educação física.

 

[ Formato Sapo.pt ]

 

[ Formato YouTube.com ]