Dia Internacional dos Arquivos. 500 anos do Foral Manuelino de Guimarães assinalado pela SMS

Categoria: Cultura

A Sociedade Martins Sarmento vai comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, assinalando os 500 anos do Foral Manuelino de Guimarães (1517), no dia 27 de junho.

A exposição da reedição do livro "Carta de Foral de Guimarães, Estudo Codicológico (1517)" às da autoria de Maria José Marinho de Queirós Meireles esta agendada para as 18 horas.

O colóquio…

Ler Mais

CIAJG acolhe novo ciclo expositivo a partir de 29 de junho

Categoria: Cultura

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugura no próximo dia 29 de junho, às 22 horas, um novo ciclo expositivo.

Este ciclo contará com uma grande mostra composta por peças da coleção de Ivo Martins, em depósito no Museu de Serralves, em que pontificam alguns dos artistas mais relevantes da produção artística nacional das…

Ler Mais

Julho. Festival Vaudeville Rendez-Vous conta com seis estreias nacionais

Categoria: Cultura

A quarta edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous – o maior e mais influente festival de artes de rua e circo contemporâneo da região norte, promovido pelo Teatro da Didascália – vai decorrer entre 26 e 29 de julho. 

Ao longo dos quatro dias, vai ser possível assistir-se a 21 apresentações dos 10 espetáculos programados, entre os…

Ler Mais

7ª edição da Feira Afonsina apresentada no Centro Histórico de Guimarães (vídeo)

Categoria: Cultura

O alargamento da Feira Afonsina ao Largo de Donães, que permitirá criar a “Praça dos Aldrabistas”, onde haverá apresentações teatrais, e a realização de quatro momentos de recriação histórica ao longo dos quatro dias do evento, são as novidades da sétima edição de um certame que, entre 22 e 25 de junho, sob o tema do “Batismo de D. Afonso…

Ler Mais

Guimarães com uma programação cultural de excelência até dezembro (vídeo)

Categoria: Cultura

A energia cultural em Guimarães não se abateu com o terminar do ano de 2012. A cultura corre nas veias da cidade de vimaranense e para o ano de 2017 ainda se avizinham muitas surpresas.

A inovação é a palavra que impera para um ano que ainda vai a meio. Trabalhar áreas como a história e o Património é algo de extrema importância para Guimarães.

 

Ler Mais

Festivais Gil Vicente arrancam com estreia absoluta em Guimarães (vídeo)

Categoria: Cultura

A edição 2017 dos Festivais Gil Vicente vai arrancar esta quinta-feira, às 21:30 horas, com a estreia absoluta da peça de teatro «Geocide», no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Este é um espetáculo da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes), com a colaboração dramatúrgica de Rogério Nuno Costa, que se lança nos temas da mobilidade…

Ler Mais

Paço dos Duques bateu recorde de visitantes no mês de abril de 2017

Categoria: Cultura

O Paço dos Duques de Bragança registou um recorde de visitantes durante o mês de abril, com 44.743 entradas.

Segundo a nota publicada, no site da Direção Regional de Cultura do Norte, foi o melhor abril de sempre na “história estatística” deste Monumento Nacional.

Recorde-se que o Paço dos Duques foi reaberto ao público em meados de 2014, após uma…

Ler Mais

40 anos de teatro celebrados com casa cheia (vídeo)

Categoria: Cultura

O Grupo de Teatro Coelima comemora este ano quarenta anos de vida ininterrupta ao serviço da promoção e valorização da cultura.

Para comemorar a data, o Salão Paroquial de Pevidém acolheu a "Gala 40 anos Teatro Coelima", com a apresentação da peça "Três Fósforos" de Teresa Rita Lopes.

Este sábado é apresentada uma co-produção entre o Teatro da…

Ler Mais

Edgar Pêra roda em Guimarães filme com participação de Ney Matogrosso

Categoria: Cultura

Edgar Pêra já começou a rodar em Guimarães "Caminhos Magnéticos", a sua terceira adaptação de Branquinho da Fonseca, contando com a participação do brasileiro Ney Matogrosso e do francês Dominique Pinon.

O filme, que tem como base o conto "Tragédia de D. Ramon", presente no livro "Caminhos Magnéticos", de Branquinho da Fonseca, desenrola-se num…

Ler Mais

Associação de Psicologia da UM abre portas em Guimarães em maio (vídeo)

Categoria: Cultura

APsi irá desenvolver o seu programa através da prestação de serviços destinados à sociedade civil e comunidade académica. Começa no dia 08 de maio.

A sede da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi) em Guimarães foi inaugurada esta quarta-feira, 19 de abril, no piso superior das antigas instalações da CP, no edifício onde atualmente…

Ler Mais

«Guimarães Cidade de Património» mostra pontos de interesse do Concelho (vídeo)

Categoria: Cultura

A Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do Projeto Hereditas, apresentou o roteiro «Guimarães Cidade de Património».

O guia da cidade apresenta 51 pontos de interesse no concelho de Guimarães, divididos em várias categorias, desde monumentos, conjuntos ou sítios que são de interesse nacional, interesse público e interesse municipal. O objectivo…

Ler Mais

Cinco freguesias do concelho vão acolher projeto "Oficina Excêntrica" (vídeo)

Categoria: Cultura

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou um novo projeto de descentralização cultural, "Oficina Excêntrica".

Trata-se de uma iniciativa que propõe desenvolver a acção formativa e cultural em Guimarães, seguindo a mesma linha do programa Excentricidade.

A iniciativa centra-se em duas temáticas, as plásticas dos matérias e a plasticidade do corpo e…

Ler Mais