Green Week com programa diversificado e participação de múltiplos parceiros

  • Publicado em Sociedade
De 22 de maio a 08 de junho

O programa da Green Week foi apresentado esta segunda-feira, 14 de maio, em conferência de imprensa, no Laboratório da Paisagem, com a presença das vereadoras Adelina Pinto, Sofia Ferreira e Paula Oliveira.

A Green Week 2018 contém, numa primeira fase, uma ação dedicada exclusivamente às crianças, com a realização da Festa do Ambiente e da Festa da Criança em conjunto. A ação neste dia consiste em atividades lúdicas e pedagógicas para as crianças com uma mensagem dedicada ao ambiente. Este espaço permitirá que as atividades sejam desenvolvidas em parceria com associações locais e empresas públicas, numa organização integrada dos pelouros da Ação Social, da Educação e do Ambiente do Município entre um outro conjunto de parceiros.

Entre os dias 24 a 27 de maio, as iniciativas passam para o espaço público de excelência, com a utilização do bosque urbano da Alameda de S. Dâmaso, decorando e transformando toda área com o conceito de ecologia urbana, através da reutilização de materiais. Nestes espaços desenvolver-se-ão atividades lúdicas e formativas como concertos, performances artísticas, atividades pedagógicas, showcookings, exposições, atividade física, caminhadas e percursos pedestres, workshops, tertúlias e debates.

O presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, explicou que a maior amplitude do programa Green Week assume o objetivo de "ser o mais agregador possível", abraçando desta forma algumas datas simbólicas para a realização de atividades relacionadas com o ambiente. Assim, no dia 22 de maio celebra-se o Dia Mundial da Biodiversidade, seguindo-se o programa EcoCultural (24 a 27 de maio) e a celebração do Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, no Parque da Cidade. Serão ainda assinalados o Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho), Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).