Ivo Vieira quer Vitória exclusivamente focado em jogo com Famalicão

Ivo Vieira quer Vitória exclusivamente focado em jogo com Famalicão

Abrir
«Vai-m’à Banda» traz Omar Souleyman, Luís Severo e Benjamim a Guimarães

«Vai-m’à Banda» traz Omar Souleyman, Luís Severo e Benjamim a Guimarães

Abrir
US Open. João Sousa defronta australiano Jordan Thompson na primeira ronda

US Open. João Sousa defronta australiano Jordan Thompson na primeira ronda

Abrir

CEC 2012

2 milhões de pessoas visitaram Guimarães durante a CEC 2012

Categoria: CEC 2012

toural cheio2012A Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, foi visitada por dois milhões de pessoas em 2012, mais meio milhão de visitas em relação às estimativas apresentadas antes do evento, cujos números apontavam para um milhão e meio.

De acordo com a divulgação de um estudo, 90% dos visitantes foram turistas culturais, sendo que 60% deles atribuíram a deslocação a Guimarães devido ao grande evento cultural. Ainda no âmbito dos algarismos, 90% dos que estiveram em Guimarães gastaram mais de 50 euros por dia.

Guimarães 2012 classificada como "sucesso extraordinário"

Categoria: CEC 2012

coracao vermelho pacoA última segunda-feira de Janeiro serviu para serem efectuados balanços à CEC 2012, em Guimarães. Gabriela Canavilhas, Coordenadora da Comissão de Acompanhamento da Capital Europeia da Cultura, elogiou a organização do evento e o impacto que teve junto da população vimaranense. "Um sucesso extraordinário", catalogou a antiga titular pela pasta da cultura.

Canavilhas esteve presente na Cidade-Berço numa sessão dedicada ao «Parlamento Jovem», que decorreu na Escola EB 2,3 Egas Moniz, antes de uma reunião de trabalho entre a Fundação Cidade de Guimarães e a Comissão de Acompanhamento da Capital Europeia da Cultura.

Maribor exibiu documentário sobre Guimarães um ano depois da CEC 2012

Categoria: CEC 2012

maribor documO documentário «5 pieces of heart» foi exibido esta segunda-feira à noite, 21 de Janeiro, no Cinema Udarnik, em Maribor, um ano depois da inauguração oficial de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Uma equipa da LifeTouch (vertente do programa da Capital Europeia da Cultura Maribor 2012) deslocou-se à Cidade-Berço para fazer um registo sobre a cidade. O objectivo da equipa foi o de explorar alguns estereótipos sobre os portugueses, assim como peculiaridades mais óbvias.

A equipa trabalhou em cinco tópicos: paixão, medo, cultura, preguiça e excentricidades. O documentário «5 pieces of heart» é uma produção conjunta de Maribor 2012 e da associação Smehomat.

Conheça (mais) algumas histórias que ficaram da CEC 2012 em Guimarães

Categoria: CEC 2012

rtp orquestraA Fundação Orquestra Estúdio foi o grande projecto musical da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. A criação da orquestra permitiu a «profissionalização» de 72 músicos e deu origem a muitas histórias e curiosidades em torno dos seus elementos.

A RTP, numa reportagem assinada pelo jornalista João Fernando Ramos, que foi emitida no programa «O Nosso Tempo», mostrou o outro lado da Fundação Orquestra Estúdio. Os músicos que a compuseram e a influência do maestro Rui Massena, programador musical da Capital Europeia da Cultura 2012.