Batalha de Flores, concertinas e fogo-de-artifício no 2º dia de Gualterianas 2015

  • Publicado em Atualidade
Programa para este sábado

O primeiro dia do mês de agosto em Guimarães reserva-nos um preenchido calendário de eventos no segundo dia de Festas Gualterianas. A Batalha de Flores, com início às 17 horas, animará as ruas da cidade com muita cor e alegria. O sábado de atividades, porém, começa cedo. Às 10 horas, as atenções viram-se para o Campo de São Mamede que acolhe a famosa Feira de Gado e Concurso Pecuário. Uma hora depois, no Largo da Oliveira, começam as “Oficinas em Marcha”, uma atividade dedicada às famílias.

 Depois do almoço, pelas 16 horas, há música no Coreto do Jardim da Alameda com os “Fator K”, enquanto à mesma hora o grupo de bombos “Os Baketas” anima as ruas da cidade, anunciando a chegada ao Toural da belíssima Batalha de Flores. Às 18 horas, a companhia de teatro Erva Daninha leva “Algures” ao Largo da Oliveira, apresentando de novo a performance, a partir das 22 horas.

 Exposição, música e tradição

No Palácio Vila Flor, pelas 18:30 horas, é inaugurada a exposição “70 Cavaquinhos | 70 Artistas”, que estará patente ao público até 14 de agosto. Antes de cair a noite, os grupos de bombos “Mestre Zé” e “Estrelas do Norte” animam a cidade, a partir das 21 horas, seguindo-se quatro espetáculos com quatro diferentes estilos de música no centro de Guimarães.

 Às 21:30 horas, principia uma arruada que termina com um encontro de tocadores de concertina no Largo do Juncal (Feira do Pão), enquanto o Coreto da Alameda, no mesmo horário, recebe Cantares ao Desafio. Às 22 horas, Tiago Bettencourt atua na praça exterior da Plataforma das Artes e da Criatividade e o Largo do Toural acolhe um concerto de Carlos Ribeiro.

 A segunda noite de Festas Gualterianas encerra na Alameda Alfredo Pimenta com uma sessão de fogo de artifício, que encantará crianças e adultos. Para ver, a partir das 00:30 horas.