«Maria Schneider Orchestra» encerra a 24ª edição do Guimarães Jazz (vídeo)

  • Publicado em Atualidade
Concerto no CCVF, às 22 horas

A 24ª edição do festival Guimarães Jazz termina este sábado com o concerto de «Maria Schneider Orchestra», a partir das 22 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Maria Schneider é uma compositora e líder de orquestra multipremiada, vencedora de vários Grammys, com uma longa e prestigiada carreira no jazz e na música clássica.

A norte-americana estará no Guimarães Jazz pela terceira vez após duas presenças anteriores, dando provas de que, ao fim de 30 anos, a sua música, formada por sofisticadas paisagens melódicas, mantém intactos o seu lirismo e expressividade emocional.

A «Maria Schneider Orchestra», composta por um conjunto de extraordinários músicos, é o veículo ideal para a interpretação desta música tão sofisticada e complexa como poética e emotiva. Deste espetáculo espera-se que constitua um momento de êxtase sensorial e comunhão espiritual com o qual o Guimarães Jazz poderá despedir-se do seu público e dar por encerrada a sua edição.

Ainda neste último dia do certame, o documentário «Uma História de Jazz» é exibido no Pequeno Auditório do CCVF, a partir das 18 horas. Já o Convívio Associação Cultural acolhe a partir da meia-noite uma «jam session», protagonizada pelo pianista Alexander Hawkins, pelo contrabaixista Neil Charles e pelo baterista Tomas Fujiwara.