CCVF. Saxofonista Rudresh Mahanthappa atua este sábado no «Guimarães Jazz»

  • Publicado em Atualidade
Às 22 horas, no Grande Auditório

O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe este sábado, pelas 22 horas, a atuação de Rudresh Mahanthappa. Considerado um dos músicos mais promissores e talentosos da nova geração do jazz, o multipremiado saxofonista de ascendência indiana e sediado nos EUA irá atuar no festival «Guimarães Jazz».

Inspirado pelos seus antecedentes e pelo contacto com a música do saxofonista indiano Kadri Gopalnath, Mahanthappa começou desde cedo a desenvolver uma linguagem musical baseada no cruzamento do jazz progressivo com os elementos formais e antropológicos da música tradicional da cultura dos seus antepassados.

«Bird Calls» é o mais recente projeto de Mahanthappa e consiste, genericamente, numa revisitação do legado musical e cultural da música de Charlie Parker, uma das mais importantes figuras da história do jazz.

No «Guimarães Jazz», Rudresh Mahanthappa apresentará as suas composições sincréticas, antropológicas e culturalmente desafiantes, exprimindo uma visão pessoal da música que transcende o jazz enquanto género ou linguagem.