PubhD UMinho. Investigadores vão falar de construções antissísmicas e tratamento do cancro

• Publicado em Atualidade
Esta quinta-feira, no Café Concerto do CCVF

O Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor vai receber esta quinta-feira a 24ª edição do PubhD UMinho, a partir das 21:15 horas. Nesta sessão investigadores da Engenharia Civil e da Física irão falar de construções antissísmicas e tratamento do cancro.

O PubhD UMinho é um encontro informal onde os presentes são convidados a conhecer um pouco mais de ciência. Qualquer pessoa pode participar uma vez que os cientistas são desafiados a falar numa linguagem que todas as pessoas entendam.

Luís Miguel Silva é aluno de Doutoramento em Engenharia Civil na Universidade do Minho e está a desenvolver estudos sobre as paredes de tijolo que fazem parte da construção de habitações. A sua investigação passa por construir e analisar o comportamento de paredes de tijolo quando sujeitas a vibrações semelhantes às de um sismo. O investigador pretende desenvolver alternativas a este tipo de construções para que sejam mais resistentes a sismos, diminuindo assim os danos de infraestruturas, bens e pessoas.

Rita Rodrigues é aluna de Doutoramento em Física, também na Universidade do Minho, e foca os seus estudos num sistema inovador de nanopartículas magnéticas (magnetopolissomas) para terapia do cancro. Pensa-se que esta nova metodologia vai permitir um tratamento localizado onde o tumor é atacado localmente através de altas temperaturas e ainda conjugar terapias convencionais como a quimioterapia.

O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde janeiro de 2016, em Braga e Guimarães.