Biografia do Cardeal Monteiro de Castro apresentada em Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Terça-feira, 27 de março

A Câmara Municipal de Guimarães associa-se à cerimónia de apresentação do livro “O Núncio Português – Biografia do Cardeal Monteiro de Castro”, que terá lugar na terça-feira, dia 27 de março, às 18 horas, no Paço dos Duques de Bragança, com a apresentação de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz.

Natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, o cardeal Manuel Monteiro de Castro, ao completar 80 anos, deixou de ter funções atribuídas pela Santa Sé e só por isso aceitou publicar as suas memórias. Mais do que uma biografia, este livro é uma história de vida, a história de uma missão, contada pelo próprio, pelos amigos, pela família e por antigos colaboradores, com recurso a notas escritas à mão e gastas pelo tempo, artigos de jornais, discursos e cartas. Desses seus 80 anos, 56 foram passados a servir a Igreja e a seguir a Providência Divina.

Esta obra foi escrita por Rosário Lira, com prefácio elaborado pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, e editada pela Lucerna (chancela da Princípia Editora). Depois da apresentação em Guimarães, esta obra será apresentada a 18 de abril, em Roma, na Igreja de Santo António dos Portugueses.