Este sábado. Guimarães adere ao Dia Mundial Sem Carros

  • Publicado em Atualidade
Trânsito de veículos proibido nas principais artérias do centro

Guimarães aderiu ao Dia Mundial Sem Carro, que se assinala este sábado, 22 de setembro. Trata-se de uma data internacional celebrada em cidades de todo o mundo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

Desta forma, a Câmara Municipal de Guimarães alerta para a proibição do trânsito de veículos com motor, entre as 07 horas e as 24 horas, no Centro Histórico Intramuros, Alameda São Dâmaso, Largo do Trovador, Largo da Cidade, Rua Padre Gaspar Roriz, Largo do Toural (nascente) e Rua de Santo António.

O trânsito de veículos para efeitos de cargas e descargas apenas será autorizado até às 10 horas.

O condicionamento não se aplica ao trânsito de veículos dos residentes, no sentido do trânsito de saída da área de intervenção; veículos de transporte coletivo de passageiros; táxis em serviço ao domicílio; veículos afetos ao serviço de deficientes motores; veículos afetos à prestação de socorro urgente e veículos da polícia e ainda veículos que assegurem a realização de serviços de interesse público indispensáveis e urgentes.

No âmbito do programa da “Green Week” e “Semana Europeia da Mobilidade”, a decorrer até 23 de setembro, está previsto o condicionamento de trânsito na Alameda de São Dâmaso. O estacionamento será proibido entre as 00h00 do dia 20 de setembro (quinta-feira) e as 20 horas do dia 23 de setembro (domingo).  Na quinta e sexta-feira (20 e 21 de setembro) será proibido o trânsito entre as 20 horas e as 24 horas, exceto os Transportes Urbanos de Guimarães.

Este fim de semana (22 e 23 de setembro) será permitido o acesso à Alameda de São Dâmaso para efeito de cargas e descargas, no período das 07h00 às 09h30. Informa-se ainda que o trânsito será proibido no Largo Condessa do Juncal (sábado e domingo), exceto a moradores.

[ Artigo originalmente publicado no dia 18.09.2018 e atualizado este sábado, 22.09.2018 ]