Guimarães acolhe o 7º Congresso Nacional de Ginástica/5º Congresso Internacional

  • Publicado em Atualidade
Até este domingo

Guimarães recebe, até este domingo, o 7º Congresso Nacional de Ginástica/5º Congresso Internacional, assim como o Seminário Satélite «O RVCC em Ginástica» que decorrerão no Multiusos de Guimarães e nas instalações da Academia de Ginástica de Guimarães.

A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre, é aberta à participação de todos os interessados (técnicos, dirigentes, atletas, etc), e é creditada em quatro áreas de formação: Treinadores (TPTD), Professores de Educação Física, Técnicos de Exercício Físico (TPTEF) e Diretores Técnicos de Instalações desportivas (TPDT).

Sob o lema "Ginástica, Entre o clássico e o emergente. Segurança e Comportamentos" o formato adotado este ano assim como todo o desenho dos conteúdos a abordar e a escolha dos preletores, segundo João Paulo Rocha, Presidente Federação de Ginástica de Portugal, "obedece a uma política de partilha de conhecimentos orientada para aquilo a que chamamos "Ginástica Real", tendo este ano a FGP alargado o âmbito do congresso para uma intervenção global, com a creditação dos trabalhos para a formação contínua".

O 7º Congresso Nacional de Ginástica / 5º Congresso Internacional e o Seminário Satélite "O RVCC em Ginástica" contam com a presença de especialistas, entre outros, como Flávio Bessi (Argentina), Marco Bortoleto (Brasil), Ilona E. Gerling (Alemanha), Farid Gaiybov (Azerbaijão), Pedro Teixeira, João Francisco Almeida, José Carlos Reis, Jorge Rafael e Luís Rodrigues (Portugal), membros do Conselho Científico e Treinadores da Federação de Ginástica de Portugal.

A iniciativa visa reforçar a análise da prática gímnica pelo desenvolvimento da atividade de formação e competitiva, reforçar a sistematização de todas as vertentes da prática gímnica pelo desenvolvimento da atividade de investigação e inovação em Ginástica, promover a melhoria do processo de ensino, do treino e do desenvolvimento da Ginástica e proporcionar formação contínua creditada.

A integração das diferentes formas de prática da Ginástica, numa análise global de intervenção com as populações, a sensibilização para a importância da prática da Ginástica e dos seus benefícios físicos e sociais, o reforço da importância da prática da Ginástica e a apresentação de programas, atividades e projetos de Ginástica Adaptada a diferentes tipos de população são igualmente objectivos do 7º Congresso Nacional de Ginástica / 5º Congresso Internacional e do Seminário Satélite "O RVCC em Ginástica".

[ Artigo originalmente publicado no dia 18.09.2018 e atualizado este domingo, 23.09.2018 ]