Sala de apoio ao projeto Madre Teresa de Calcutá inaugurada este sábado na Vila de Ponte

  • Publicado em Atualidade
Às 15:30 horas

A sala de apoio ao projeto Madre Teresa de Calcutá, nas instalações da Junta de Freguesia da Vila de Ponte, será inaugurada este sábado, às 15:30 horas, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

Este projeto nasceu no âmbito do Orçamento Participativo e destina-se a jovens com deficiências ligeiras e moderadas residentes no Concelho de Guimarães. O principal objetivo passa pela a formação/educação destes jovens de acordo com os princípios, leis e práticas do Escutismo, de modo a que posteriormente possam integrar as suas comunidades locais.

Os jovens serão integrados na comunidade, consciencializando todos da importância do seu papel na sociedade, desenvolvendo aptidões para a sua autonomia por meio de noções básicas de operacionalização em grupo, minimizar os efeitos negativos que a deficiência causa nas famílias (desvalorização física, económica e social) e ampliar os conhecimentos acerca desta problemática, contribuindo com propostas para sua resolução.

Para além da realização de atividades como acampamentos e visitas de campo ao Gerês e Serra da Estrela, a iniciativa teve como propósito a reabilitação e equipamento de uma sala que agora serve de apoio ao projeto.

Através da aquisição de material informático, vários tipos de material de campismo como tendas, lanternas, cordas, bem como material de teor didático para iniciar estes jovens nas atividades escutistas.