Festival de Canto Lírico de Guimarães realiza-se este fim de semana no Paço dos Duques de Bragança

  • Publicado em Atualidade
Rodrigo Leão atua hoje no Paço dos Duques de Bragança

O II Festival de Canto Lírico de Guimarães decorre até domingo, no Paço dos Duques de Bragança.

O destaque do programa vai para a atuação de Rodrigo Leão, que atuará este sábado, na resposta ao desafio de construir um concerto para voz lírica, com uma banda pop, o que "constitui uma das novidades e atrações do Festival deste ano", salientou o Diretor Artístico, Francisco Teixeira.

O primeiro concerto decorreu na noite de sexta-feira, com Lara Martins e a Orquestra do Norte. Lara Martins é considerada uma das cantoras portuguesas com maior difusão internacional da atualidade, com domínio no canto lírico ou teatro musical, afirmando-se como uma das principais estrelas da produção de Fantasma da Ópera, no mítico West End de Londres.

O último concerto será protagonizado pelo Coro setúbal Voz, no domingo, com um espetáculo de voz, um ensemble de cordas e encenações líricas, interpretando sobretudo a música de Jorge Salgueiro, um dos principais compositores portugueses contemporâneos.

O II Festival de Canto Lírico de Guimarães conta com a organização da Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

A vice-presidente da autarquia, Adelina Pinto, explicou que a parceria com a ASMAV visa "responder ao desafio de acrescentar ao programa cultural um festival lírico dirigido para os vimaranenses em primeiro lugar e, depois, para os turistas". Explicou ainda que investimento feito na cultura "faz-nos diferentes para melhor", ressalvando que "a cultura deve ser para todos".

O diretor artístico, Francisco Teixeira, mencionou o programa com "uma dimensão de grande nível", depois de uma aposta ganha na primeira edição.

[ PROGRAMA ]

31 de maio (sexta-feira) – 21h45
LARA MARTINS E ORQUESTRA DO NORTE
Paixão e Sedução
Entrada – 5 euros

01 de junho (sábado) – 21h45
RODRIGO LEÃO
Concerto Lírico
Entrada – 15 euros

02 de junho (domingo) – 21h30
CORO SETÚBAL VOZ
Concerto encenado, para ensemble e coro: Sete Prazeres Capitais
Entrada – 5 euros