Oliveira. Festa em honra da Padroeira de Guimarães realiza-se esta quarta e quinta-feira

  • Publicado em Atualidade

A festa em honra da padroeira de Guimarães, Nossa Senhora da Oliveira, realiza-se esta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15 de agosto, numa organização da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.

Esta quarta-feira, pelas 21:30 horas, realiza-se a procissão de velas em direção à Igreja de S. Miguel do Castelo, com o seguinte itinerário: Largo da Oliveira, Rua de Santa Maria, Largo Martins Sarmento e Rua Conde D. Henrique.

Na quinta-feira, depois da recitação do terço (11 horas), o andor de Nossa Senhora da Oliveira sai em procissão da Igreja de S. Miguel e regressa à Igreja da Oliveira, pelas 11:30 horas, percorrendo a Rua Conde D. Henrique, Largo Martins Sarmento, Rua das Trinas, Largo dos Laranjais, Rua Val de Donas, Largo da Misericórdia, Rua da Rainha D. Maria II e Largo da Oliveira.

Já na Igreja da Oliveira, a partir das 12 horas, será celebrada uma missa solene. Mais tarde, às 18 horas, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo-se uma celebração eucarística. Durante a missa solene dedicada à Padroeira de Guimarães, será feita uma homenagem ao Monsenhor José Maria Lima de Carvalho a assinalar as bodas de diamante de ordenamento sacerdotal do atual Prior da Colegiada de Guimarães. Esta iniciativa é organizada por diversas instituições da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira.

A Câmara Municipal de Guimarães alerta para o condicionamento do trânsito no período e respetivos percursos das procissões. Informa ainda que, decorrente da realização do tapete de flores, esta quarta-feira, 14 de agosto, a partir das 16 horas, será interrompido o trânsito na Rua de Santa Maria (União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião).