«Dia do Agricultor» celebrado em Fermentões

  • Publicado em Concelho

A freguesia de Fermentões continua a fazer prevalecer as suas raízes e voltou a celebrar a tradição do "Dia do Agricultor". Entre diversas iniciativas, o último fim-de-semana constituiu um passeio pelo regresso às origens. Conheça na GMRtv como nasceu e quando surgiu a celebração deste dia.

Para comemorar o "Dia do Agricultor", um grupo de homens da terra tomaram a iniciativa de recolher pela freguesia uma variedade de instrumentos agrícolas e realizar uma exposição de alfaias agrícolas, em Setembro de 1977, nas salas da Escola Primária.

Um ano depois, em Setembro de 1978, realizou-se a segunda exposição com a mesma temática e no mesmo espaço. A partir dessa data, começou-se a delinear a ideia de criar um museu para albergar o espólio adquirido através de doações ou compra de peças em leilão. O Museu da Agricultura viria a ser inaugurado em 1996.
 
Nos últimos dias, repetiram-se hábitos e costumes. Desfiles, garraiadas, corridas de cavalos, folclore e muita música à mistura fizeram furor na freguesia de Fermentões.
 
{sapo}Mm8876W42IBaYBKnHzrl/mov/1{/sapo}