Concerto de Ano Novo da Orquestra de Guimarães realiza-se a 02 de janeiro

  • Publicado em Cultura
Espetáculo agendado para as 22 horas, no CCVF

O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor é o palco do concerto de Ano Novo da Orquestra de Guimarães, sob direção do maestro Vítor Matos, na noite de 02 de janeiro de 2016, com início às 22 horas. Durante o espetáculo, que será acompanhado por momentos de dança protagonizados pela Academia de Bailado de Guimarães, o público irá assistir à interpretação de obras de Strauss, Nicolai e Mascagni e a algumas das mais icónicas valsas, polkas, marchas e mazurcas evocando a celebre tradição vienense.

 Com a apresentação de 54 músicos no concerto, a Orquestra de Guimarães, projeto cultural criado pela Câmara Municipal, apresenta-se como uma medida ambiciosa e singular que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade e as artes performativas, este projeto visa a criação de uma rede artística de excelência, salvaguardando dois fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a sustentabilidade e a estabilidade.

Constituída na sua formação base por cerca de 40 músicos profissionais, apresenta-se como uma formação flexível de acordo com o programa a apresentar, capaz de interpretar diversos repertórios. O projeto funciona com base num modelo de residências artísticas, que acontecem ao longo do ano, bem como através de projetos pontuais que sejam catalisadores da prática e fruição da música erudita em Guimarães. As linhas orientadoras da programação estão assentes em fortes princípios ecléticos e de proximidade com a comunidade local.