Conheça o programa das comemorações do 888º aniversário da Batalha de São Mamede

  • Publicado em Cultura
Esta sexta-feira, dia 24 de junho

Quatro inaugurações, uma sessão solene no Paço dos Duques de Bragança, evocativa do 888º aniversário da comemoração da Batalha de São Mamede de 1128, quatro dias de Feira Afonsina e a assinatura do protocolo de geminação com a cidade francesa de Montluçon fazem parte do conjunto de iniciativas promovidas este ano pela Câmara Municipal de Guimarães para assinalar o “Dia Um de Portugal”, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 24 de junho. O programa de comemorações tem início na véspera, às 18 horas, com a abertura da feira medieval, tendo como tema principal o episódio do “Recontro de Valdevez”.

Na sexta-feira, às 09 horas, decorre a cerimónia do hastear de bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, realizando-se meia hora depois a primeira inauguração do dia, em Urgezes. Nessa altura, ficar-se-á a conhecer a nova “Casa Primavera”, prédio social que a Câmara de Guimarães transformou num edifício ambientalmente sustentável, através da implementação de fontes de energia renováveis, num abrangente processo de recuperação estrutural, arquitetónica e energética desta habitação social gerida pela CASFIG. As imagens da fachada têm a autoria do Mestre José de Guimarães, um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, que se associou à reabilitação do Bloco Habitacional de Urgezes.

Às 10:30 horas, será inaugurado o Parque de Lazer de Ardão, em Silvares, enquanto uma hora depois é a vez do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, proceder à inauguração do ramal de acesso da rotunda de Mouril à Variante de Creixomil, obra que permitirá descongestionar o trânsito na estrada que liga Pevidém (EN310) à rotunda de Silvares (EN206). A ligação proposta aproveita, de uma forma geral, o antigo traçado da EN 310, criando uma via de entrada na Variante de Creixomil, com sentido único de circulação e dotada de uma faixa de aceleração com uma extensão de cerca 100 metros. A manhã do dia 24 de junho termina com a realização de uma eucaristia solene, às 12:30 horas, na Igreja da Oliveira.

Depois do almoço com delegações das cidades geminadas com Guimarães, a tarde será preenchida com a inauguração da reabilitação do Largo de Donães, no Centro Histórico, a partir das 15:30 horas, sendo devolvido à fruição pública um quarteirão situado entre a Rua da Rainha e a Rua Egas Moniz. Às 16:30 horas, ficar-se-á a conhecer o Centro Interpretativo do Castelo de Guimarães e, uma hora depois, tem início a sessão solene evocativa do “24 de Junho - Dia Um de Portugal”, no Paço dos Duques de Bragança, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. Na cerimónia, será formalizado o protocolo de geminação com Montluçon (França), além da tradicional aposição de condecorações honoríficas.