Guimarães apresenta plano de mobilidade e segurança para os jogos da Liga das Nações (vídeo)

  • Publicado em Desporto
Esperadas cerca de 50 mil pessoas

Guimarães prepara-se para receber a Fase Final da Liga das Nações 2019, com dois jogos agendados para o Estádio D. Afonso Henriques, nos dias 06 e 09 de junho de 2019. O primeiro jogo terá como intervenientes as seleções de Inglaterra e Holanda, enquanto o segundo jogo será para apurar o terceiro e quarto classificado nesta competição, onde estão em prova ainda as seleções de Portugal e Suíça.

Esta quarta-feira, 22 de maio, realizou-se uma conferência de imprensa para apresentar o plano de mobilidade e proteção civil, destacando-se a articulação de um trabalho efetuado ao longo dos últimos meses para acolher este evento desportivo ímpar pela sua grande repercussão mediática à escala mundial, constituindo por isso uma oportunidade de divulgação de Guimarães.

O Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, destacou a "missão inversa na promoção do território" com a presença de milhares de turistas na Cidade ao longo dos dias em que decorrerá este evento. "É certo que existem alguns constrangimentos e apelamos à melhor compreensão dos vimaranenses para que seja uma festa do desporto e do futebol". Ricardo Costa manifestou uma palavra de "tranquilidade" e vincou que "este é o momento de passar uma mensagem positiva de Guimarães para o exterior" realçando o impacto mediático destes jogos na expetativa de serem seguidos por cerca de 300 milhões de espetadores, estimando-se ainda a presença de cerca de 50 mil visitantes na Cidade-Berço.

Em representação da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Lucas, esclareceu que "não existe nenhum estádio ou cidade no mundo que estejam preparados para um evento desta dimensão" e daí considerou que é normal a elaboração de um planeamento e proceder a algumas medidas extraordinárias. O dirigente federativo elogiou o trabalho "feito ao pormenor" na cidade de Guimarães para que "tenha tudo para correr bem".

O Vice-presidente do Vitória SC, Pedro Coelho Lima, explicou algumas alterações efetuadas no estádio D. Afonso Henriques ao nível da hospitalidade, serviços de emergência, alterações técnicas para os media e melhoramentos na zona envolvente, enaltecendo o apoio da Câmara Municipal.

Entre algumas medidas anunciadas, destaque para a criação duas zonas, definidos como "Fan Meeting Points" para os adeptos que chegam a Guimarães em dois pontos distintos: os adeptos holandeses serão encaminhados para a Fan Meeting Point no Parque da Cidade (Costa) e os adeptos ingleses serão encaminhados para a Fan Meeting Point no Parque do Multiusos (Creixomil).

Ao nível da proteção civil foi elaborado um plano de "Ordem de Operações Municipal" que será enviado para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Entre algumas medidas a implementar, de 06 a 09 de junho, direcionadas para os estabelecimentos de restauração, informa-se a retirada de esplanadas no Centro Histórico, a implementação de copos reutilizáveis, horários ajustados na recolha de resíduos e ainda alargamento de horário de atendimentos nos Postos de Informação Turística.

 

[ Formato Sapo.pt ]

{sapo}m8qU6IpDWTutMZY4H3gG{/sapo}

 

[ Formato YouTube.com ]