Informações. Guimarães recebe a fase final da Liga das Nações até domingo

  • Publicado em Desporto

Guimarães recebe a Fase Final da Liga das Nações 2019, com dois jogos agendados para o Estádio D. Afonso Henriques. O primeiro jogo, que se realiza esta quinta-feira terá como intervenientes as seleções de Inglaterra e Holanda, enquanto o segundo jogo será para apurar o terceiro e quarto classificado nesta competição, sendo a Suíça uma das equipas que disputará este jogo depois do desaire diante Portugal (3-1). A organização está a cabo da UEFA, envolvendo a Federação Portuguesa de Futebol, Câmara Municipal de Guimarães e Vitória SC.

Este é um evento desportivo ímpar pela sua grande repercussão mediática à escala mundial, constituindo por isso uma oportunidade rara de divulgação de Guimarães, pela intensa exposição que terá nos diversos meios de informação e comunicação.

Estão previstas audiências mínimas de TV de 300 milhões de espetadores pelo mundo e perspetivam-se 50.000 visitantes em Guimarães, que se projetará como destino turístico de referência, e também como um território com capacidade para organizar e acolher grandes eventos internacionais.

Nesta edição, a primeira a ser realizada, estão presentes as seleções de Portugal, Holanda, Suíça e Inglaterra, sendo Guimarães a cidade anfitriã do encontro Holanda–Inglaterra, o que desde logo projeta a cidade em países com forte tradição turística e desportiva.

Na sequência da organização deste evento desportivo nas cidades de Guimarães e Porto, existe o compromisso de criação de condições para receber os adeptos, mediante a criação de duas zonas especificas para o seu acolhimento.

DATAS
Quarta-feira, 05 de junho (19h45) 
Meia Final 1 – Portugal, 3 Suíça, 1 (Estádio do Dragão)

Quinta-feira, 06 de junho (19h45) 
Meia Final 2 – Holanda vs Inglaterra (Estádio D. Afonso Henriques)

Domingo, 09 de junho (14h00) 
Apuramento 3.º e 4.º lugar (Estádio D. Afonso Henriques)

Domingo, 09 de junho (19h45) 
Final (Estádio do Dragão)

FAN MEETING POINTS
Perante o mediatismo e o interesse despertado nos adeptos que acompanharão as seleções que jogam em Guimarães – ingleses e holandeses – estima-se um acréscimo de milhares de pessoas na Cidade, contando com a lotação praticamente esgotada para o primeiro jogo com cerca de 28 000 espetadores no Estádio e mais alguns milhares de pessoas na Cidade.

Está definido a implementação de dois Parques, definidos como “Fan Meeting Points” para os adeptos que chegam a Guimarães em dois pontos distintos: Os adeptos holandeses serão encaminhados para a Fan Meeting Point no Parque da Cidade (Costa) e os adeptos ingleses serão encaminhados para a Fan Meeting Point no Parque do Multiusos (Creixomil).

Datas e horários de funcionamento
- Fan Meeting Point do Parque da Cidade – 5 a 8 de junho das 12H00 às 24H00 e no dia 09 de junho das 09H00 às 24H00 
- Fan Meeting Point do Multiusos – 6 e 9 de junho das 9H00 até uma hora após o final dos jogos a realizar em Guimarães, tendo como limite as 24H00.

Fan Meeting Point – Holanda (Parque da Cidade) 

Percurso pedonais associados 
♣ percurso entre a estação de comboios e a FMP: 2,0km / 25 minutos 
♣ percurso entre a FMP e o estádio:2,3km / 30 minutos (Orange Parade – Assoc. Futebol Holanda)

Fan Meeting Point – Inglaterra (Multiusos)

Percurso pedonais associados 
♣ percurso entre a estação de comboios e a FMP: 1,4km / 15 minutos 
♣ percurso entre a FMP e o estádio: 1,6km / 16 minutos

Condicionamentos de trânsito

de 20 de maio até 11 de junho
Trânsito e estacionamento interditos na alameda nascente ao Estádio D. Afonso Henriques e arruamento envolvente ao Pavilhão Almor Vaz (INATEL), decorrente da instalação do TV Compound. Neste período manter-se-á a acessibilidade ao Parque de Estacionamento Central (Vitrus), exceto nos dias 5, 6, 8 e 9 de junho. Nestes dias, o recinto da feira semanal ficará reservado para os assinantes mensais do referido Parque Central, no período diurno.

de 22 de maio até 11 de junho
Proibição de estacionamento na Rua Prof. Dr. Arnaldo Sampaio, entre a Avª S. Gonçalo e a Rua Dr. José Pinto Rodrigues, do lado nascente, ficando afeto ao Log Point do evento.

de 4 a 10 de junho
Interdito o trânsito na Rua Francisco Agra, exceto a moradores e veículos autorizados, entre a Travessa dos Bimbais e a Rua dos Bombeiros Voluntários, e na Rua Padre Puga.

de 6 e 9 de junho (Dias dos Jogos) – envolvente ao estádio
Será proibido o trânsito e estacionamento nos seguintes arruamentos, exceto a veículos acreditados:
- Rua Prof. Dr. Arnaldo Sampaio, entre a Av. de S. Gonçalo e a Rua Dr. José Pinto Rodrigues
- Rua da Espinhosa e Rua Francisco Ribeiro de Castro (Urbanização Parque do Infante)
- Arruamento paralelo à Av. N. Srª da Conceição (Urbanização Parque do Infante)
(*) Nestes arruamentos, a interdição do estacionamento vigorará a partir das 14h00 do dia anterior ao dos jogos

de 6 e 9 de junho (Dia dos Jogos) – envolvente ao estádio
A partir das 14h00 e das 09h00, respetivamente para o primeiro e segundo jogo, será proibido o trânsito nos arruamentos a seguir elencados, exceto transporte público e veículos acreditados, sendo ainda interdito o estacionamento durante todo o dia:
Alameda Dr. Alfredo Pimenta, Av. S. Gonçalo, Rua D. João XXI e Rua prof. Dr. Arnaldo Sampaio, entre a Rua Associação Artística Vimaranense e a Rua Dr. José Pinto Rodrigues.

de 6 e 9 de junho (Dia dos Jogos) – Centro Histórico intramuros
Será proibido o trânsito e estacionamento no Centro Histórico intramuros, consagrando as seguintes exceções: Rua Condestável Nuno Alvares, Rua de Val de Donas, até ao Largo Dr. João Mota Prego, incluindo este, Rua João Lopes de Faria e Rua das Trinas. O trânsito de veículos para efeitos de cargas e descargas apenas terá lugar entre as 07h00 e as 10h00.
No dia dos jogos e sempre que a segurança pública o justifique, a PSP e a PM promoverão os condicionamentos à circulação automóvel que entendam necessários, designadamente nos arruamentos confinantes com CH intramuros – Alameda São Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente) e Rua Santo António, e nos percursos de ligação ao estádio – Rua Paio Galvão, Largo do Toural (poente), Rua Gil Vicente, Avenida Conde de Margaride, Rua João de Meira, Praça Heróis da Fundação, Rua Manuel Saraiva Brandão, Av. de S. Gonçalo, a partir da rotunda com a Rua da Saudade e Rua arqueólogo Mário Cardoso, e Av. de Londres, bem como na envolvente do hospital – Rua dos Cuteleiros, entre a rotunda com a Rua de S. Miguel e a Alameda Dr. Mariano Felgueiras.

 

Estabelecimentos de restauração e bebidas

Retirada de esplanadas no Centro Histórico
Das 6h00 do dia 6 junho até às 9h00 do dia 7 junho; 
Das 6h00 do dia 9 junho até às 9h00 do dia 10 junho (a confirmar)

As esplanadas têm de ser desmontadas e retiradas, deixando as praças desimpedidas, permitindo a livre circulação de pessoas e, em caso de necessidade, veículos de emergência e socorro. O Município de Guimarães irá efetuar este serviço em todas as esplanadas que se encontraram na via pública, na zona do Centro Histórico.

Copos reutilizáveis 

Com a colaboração da VITRUS Ambiente, serão distribuídos pelos operadores de bares e restaurantes, copos reutilizáveis de plástico para comercializarem as bebidas. Recomenda-se que não sejam usados nem copos nem garrafas de vidro.

Armazém – Cargas e descargas
Os operadores de bares e restaurantes deverão organizar as cargas e descargas no horário das 7h00 às 10h00, nos dias de jogos. Recomenda-se que os produtos existentes nos armazéns estejam devidamente acondicionados e que se tenha atenção aos equipamentos e produtos perigosos armazenados, reduzindo o risco de incêndio

Recolha de Resíduos
A recolha de resíduos será realizada, nos dias dos jogos, em horário que não seja sobreposto aos momentos de maior afluência ao Centro Histórico. Dia 06 de junho, a recolha será normal no período da manhã e depois só após as 20h00 No dia 09 de junho, a recolha será normal no período da manhã e no período noturno Os resíduos só devem ser colocados na via pública dentro destes condicionamentos.

Alargamento do horário de atendimento nos Postos de Informação Turística
- 5 a 9 de junho 
Posto de Turismo da Praça de S. Tiago | 9h00-20h00 
Posto de Turismo da Paio Galvão | 9h00-20h00 

Teleférico de Guimarães 
Alargamento de horário de funcionamento, entre as 10h00 e as 20h00, de 06 a 09 de junho, servindo a estação inferior do Teleférico de ponto de distribuição de informação turística.