Lei que reduz teor de sal no pão entra em vigor esta quinta-feira

  • Publicado em Atualidade

alt

A partir desta quinta-feira, o pão português é obrigado a conter menos sal, com a entrada em vigor de uma lei que prevê coimas até 5 mil euros.

A nova lei define um teor máximo de 1,4 gramas de sal por cada 100 gramas de pão e obriga a que os rótulos das embalagens de alimentos pré-embalados prestem informação sobre a quantidade relativa e absoluta de sal na embalagem, por percentagem do produto e por porção/dose.

A multa pode variar entre 500 e os 3.500 euros, no caso de pessoa singular, e entre 750 e 5.000 euros se for uma pessoa colectiva.

Os Industriais e comerciantes de panificação lamentam que a lei deixe de fora produtos como os cereais de pequeno-almoço e acusam o Governo de falhar os apoios previstos para o setor.

Já a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), revela que Portugal consome o dobro do sal que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, com cada português a consumir em média 12 gramas de sal por dia, quando a OMS recomenda um máximo de seis, sendo esta uma situação que a (SPH) acredita que será alterada, com a entrada em vigor desta lei.