Temperaturas: Calor acima da média neste mês de Agosto

  • Publicado em Atualidade

altNos primeiros 12 dias de Agosto, a temperatura máxima em Portugal foi em média de 33,9 graus e a mínima de 18,2, sendo que tanto num caso como noutro, os valores são superiores à media das últimas décadas mais cinco graus de máxima e mais 2,7 na mínima.

Segundo as contas do Instituto de Meteorologia, Sines com mais oito graus, Lisboa com mais cinco, o Porto com mais quatro e Faro com mais 2,5 foram as cidades que registaram maiores diferenças face à média.

Nas duas primeiras semanas de Agosto a temperatura mais elevada foi registada na localidade de Amareleja, no dia 11, com 42 graus seguido de Tomar com 41 graus e Alvega com 41.5, ambos no dia 8, enquanto as mínimas mais altas foram registadas em Faro no dia 12 com 27 graus, em Portalegre no dia 10 com 26,5, e em Lisboa nos dias 10 e 11 com 26,4 graus.

Ainda segundo o Instituto de Meteorologia, foram registadas duas ondas de calor: uma entre 3 e 11 de Agosto em Monção e Alcácer do Sal; a outra entre os dias 6 e 11 de Agosto em Sines, Sagres, Monte Real, Anadia, Nelas, Guarda, e Dois Portos.