Orquestra Ligeira do Exército atuou no Largo do Toural (vídeo)
- Publicado em Sociedade
A Orquestra Ligeira do Exército atuou esta quinta-feira à noite no Largo do Toural, no âmbito das comemorações do Dia do Exército.
A Orquestra Ligeira do Exército iniciou as suas atividades em 1976, sucedendo a um agrupamento musical militar criado na então Região Militar de Lisboa. A sua estrutura, em género de Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas.
Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira "embaixadora" do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo significativamente para a afirmação e valorização do nosso património cultural. Para além disso, vários compositores, orquestradores e arranjadores têm tido ao longo dos anos uma relação estreita com a OLE agraciando-a com temas originais e exclusivos que não raras vezes dão origem a arranjos e orquestrações executadas por inúmeros agrupamentos musicais portugueses.
A Orquestra Ligeira do Exército, agraciada com a Medalha de Serviços Distintos GRAU OURO, possui dois registos discográficos, sendo o último gravado num espetáculo ao vivo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
[ Formato Sapo.pt ]
[ Formato YouTube.com ]