Tradição. Campanha de recolha de brinquedos da UMinho decorre até esta segunda-feira

  • Publicado em Atualidade
11ª edição da iniciativa

A Campanha de Recolha de Brinquedos «Oferece e faz uma criança feliz!», promovida pela Universidade do Minho, termina esta segunda-feira. Os brinquedos angariados serão entregues a crianças carenciadas e a crianças com necessidades especiais.

A campanha tem já uma longa tradição. Iniciada em 2008, este será o quarto ano consecutivo em que irá contribuir com brinquedos eletrónicos que serão adaptados para crianças com necessidades especiais. Este ano a iniciativa foi alargada a outras instituições, aumentando os pontos de recolha e potenciando o seu alcance.

Esta 11ª edição tem vários locais para a entrega de brinquedos. Em Guimarães, a recolha tem lugar no Complexo Desportivo de Azurém; Bar Engenharia I; Bar Centro de Ciência Viva (Campus de Couros); Residências Universitárias (Azurém e Combatentes); Sociedade Martins Sarmento; Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e Escola Secundária de Caldas das Taipas. Já em Braga, a recolha decorre no Complexo Desportivo de Gualtar; Bar CP2; Snack Bar Congregados (centro da cidade); Residências Universitárias (Santa Tecla e Lloyd Braga); Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva  e Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. 

Levada a cabo pelos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM) em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e o SalusLive - Centro Terapêutico, a Campanha tem como objetivo sensibilizar para a doação de um brinquedo que já não precise ou para a oferta de brinquedos novos, para que todos possam participar e ajudar a levar a magia do Natal, não só a crianças carenciadas, mas também a crianças com necessidades especiais, que de outra forma não terão a alegria de receber um brinquedo nesta quadra tão especial.

Os Brinquedos Eletrónicos serão adaptados para oferta a crianças com necessidades especiais

O Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho vai dedicar uma semana à adaptação de brinquedos eletrónicos, de forma a que possam ser usados por crianças com necessidades especiais. Entre esta segunda e sexta-feira, alunos e docentes vão pôr “mãos à obra” para conseguir adaptar o máximo de brinquedos, que serão posteriormente entregues a instituições que trabalham com crianças com necessidades especiais.

Apesar da adaptação ser diferente em cada brinquedo, do grau de complexidade ser maior ou menor, do tempo despendido poder variar de poucos minutos a algumas horas, estes fatos não demovem os alunos e docentes.

Os restantes brinquedos recolhidos (não eletrónicos) serão entregues a instituições minhotas que trabalham com crianças carenciadas.